sexta-feira, 14 de setembro de 2018

COMO TOMAR MAIS ÁGUA NO DIA A DIA - 5 DICAS

em sexta-feira, 14 de setembro de 2018

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Por que devemos tomar mais água no dia a dia? A resposta é simples... Quando a ingestão de água é insuficiente, o organismo pode apresentar alguns sintomas de desidratação, como sede exagerada, olhos fundos, cansaço, boca e pele seca, dor de cabeça e tontura. Em casos graves, pode ocorrer convulsões, queda da pressão arterial, falência de órgãos, coma e até morte. Veja neste post como tomar mais água no dia a dia.

COMO TOMAR MAIS ÁGUA NO DIA A DIA


QUANTOS LITROS DE ÁGUA DEVO BEBER DIARIAMENTE?
A resposta é: depende. Você já deve ter ouvido dizer que o ideal é tomar 2 litros ou 8 copos de água diariamente. Na verdade, essa regra não tem um embasamento científico, pois cada organismo tem sua própria necessidade que varia de acordo com a idade, peso e condições climáticas.

Também não existe fórmula mágica para calcular quantos litros de água devemos ingerir. Segundo o Dr° Draúzio Varella, a resposta está na cor da urina, porque ela reflete a hidratação. Nossa urina não pode ser muito escura (cor escura significa urina concentrada) nem muita clara, transparente como a água (urina transparente significa excesso de hidratação).

Então, qual a cor ideal da urina? Cor de uma limonada. Veja aqui o vídeo em que o Doutor fala sobre o assunto . 



5 DICAS PARA TOMAR MAIS ÁGUA NO DIA A DIA


1. LEVE UMA GARRAFINHA COM VOCÊ
Na correria do dia a dia nos esquecemos de tomar água ou simplesmente não dá tempo de ir até o filtro. Então carregue uma garrafinha para todo lugar que você for, faculdade, trabalho, academia, até mesmo dentro de casa. O ideal é que seja uma garrafinha de tamanho relativamente grande para não precisar encher toda hora. Assim com certeza você tomará mais água no dia a dia.



2. PARA QUEM NÃO GOSTA DO SABOR DA ÁGUA
Se você não gosta de beber água pode dar um leve toque de sabor à ela adicionando pedaços de frutas. De acordo com a nutricionista Cintya Bassi podemos acrescentar pedaços de melancia, limão, maçã, laranja, morango ou hortelã, canela em pau, cravo e gengibre se você preferir. 



3. NÃO ESPERE A SEDE CHEGAR
O correto é não deixar a sede bater, pois ela é um sinal de que a desidratação está começando. Nesse caso, use a tecnologia a seu favor, coloque o alarme do celular para tocar a cada meia hora por exemplo, assim você consegue tomar mais água no dia a dia.


COMO TOMAR MAIS ÁGUA NO DIA A DIA


4. ESTIPULE MOMENTOS PARA BEBER ÁGUA
Escolha qual é o melhor momento para você tomar água:
"- Beber um copo de água logo depois de acordar, em jejum, ajuda a ativar os órgãos.
- Beber um copo de água antes de tomar banho irá ajudá-lo a baixar a pressão arterial.
- Para evitar problemas cardíacos, tome um copo de água antes de dormir.
- Se pratica alguma atividade física, o indicado é beber água em intervalos curtos e sempre que a atividade permitir. 
- Beber um copo de água 30 minutos antes de cada refeição influencia positivamente no processo digestivo." - Fonte



5. CONSUMA ALIMENTOS RICOS EM ÁGUA
Podemos ingerir mais água no dia a dia através de alimentos como pepino, melão, melancia, morango, abobrinha e tomate. Mas lembre-se que apenas o consumo desses alimentos não é o suficiente, devemos equilibrar a alimentação com o consumo de água. 



Para se sentir motivado a tomar mais água no dia a dia lembre-se dos benefícios que ela proporciona ao organismo. Alguns deles são:

  • Prevenção contra pedra nos rins;
  • Controla a pressão arterial;
  • Ajuda a regular o intestino;
  • Aumenta a resistência física;
  • Limpa o organismo;
  • Protege o coração;
  • Hidrata a pele naturalmente;
  • Mantém unhas e cabelos saudáveis.


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